Programa de Preparação para Candidaturas à Bolsa de Estudo e Projectos de Empreendedorismo abre vagas para novos participantes

Compartilhe

Lançado no ano de 2018, pelo Instituto de Tecnologias, Línguas, Culturas e Ciências, (INTELC), o Programa de Preparação de Candidaturas à Bolsa de Estudo e Projectos de Empreendedorismo, (PROCABE) tem disponível inúmeras vagas para receber novos estudantes no presente ano.

 

De acordo com o  Director do PROCABE, Gamariel Feca, que falava em entrevista ao nosso portal, anunciou que estão abertas seis vagas, para jovens que pretendam fazer parte do mesmo programa.

 

Para concorrer, disse o responsável, é necessário o candidato possuir entre 15 e 35 anos de idade, ser estudante do ensino médio ou superior e residir em Angola ou na República da Namíbia. E para tal, quatro turmas serão abertas no presente ano, especificamente, nos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro.

 

Após a inscrição, disse, os candidatos serão chamados para um teste, e os que forem aprovados, recebem consultoria para poderem elaborar um Plano de Acção, dentro do Aplicativo PROCABE, que servirá como guia para acompanhar o estudante durante o período de vigência do PROCABE, que dura um ano.  O programa para cada participante custa 260 Mil Kwanzas.

 

As formas de pagamento, fez saber, Gamariel Feca, são ajustáveis à realidade financeira de cada participante, podem fazê-lo em prestações, em comissões, ou por conta poupança, esta última encarada como uma modalidade interna que permite ao candidato ir acumulando pequenas quantias, a partir de 500 Kwanzas, para poder participar do programa até ao fim.

 

O PROCABE, disse o Director, é um programa que visa ajudar os jovens a aumentarem  o seu chances de conseguirem acesso a uma Bolsa de Estudo dentro,  ou fora do país,  Emprego,  Desenvolver projecto de empreendedorismo e Melhorar o desempenho acadêmico. O PROCABE tem como grande foco, formar criadores de emprego em Angola e na República da Namíbia.

 

Gamariel Feca adiantou que, durante o programa, os estudantes têm acesso a mais de 20 workshops, entre os quais se destacam  os workshops “Como Ganhar Experiência Profissional”, “Como Melhorar o Desempenho Acadêmico”, “Como Criar e Expandir uma Rede de Contactos Profissionais”, “Cultura & Valores Africanos”, “Robótica”, “Gestão das Redes Sociais”, “Vendas & Educação Financeira”, entre outros.

 

Nos workshop são ministrados ainda temas sobre Oratória, Língua Portuguesa, Língua, Inglesa em Alta Velocidade, bem como uma sessão intensa de preparação para o Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFEL).

 

A inclusão destas ferramentas no PROCABE permite aos estudantes terem uma visão muito mais ampla daquilo que eles pretendem se tornar no futuro.  Além disso, o programa inclui orientação profissional, acadêmica e vocacional por meio da Rede de Mentores do INTELC. Cada estudante do PROCABE recebe um mentor, que lhe prestará apoio personalizado durante um ano. Gamariel Feca exortou aos jovens interessados em aderir ao programa, a procurarem as suas plataformas digitais, nomeadamente a página do PROCABE,  (https://procabe.com.) ou ainda a do  INTELC, (www.intelc.org)

Comentários no Facebook
Compartilhe