Opiniões divergem acerca do portal SEPE, útil ou mais uma falência?

Compartilhe

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou através das suas páginas das redes sociais, o lançamento do portal SEPE que disponibiliza informações e serviços públicos electrónicos.

O portal SEPE vai permitir com que diversas pessoas possam baixar de forma gratuita os manuais escolares da 1ª à 6ª classe. João Lourenço, afirma que, o Governo angolano reconhece que a modernização dos serviços públicos constitui um importante factor para o desenvolvimento social e económico do país. Garantindo ainda que, é sua determinação continuar a promover a construção de uma sociedade digital.

Não obstante, o Jornal da Banda Juntou e ouviu opiniões de diferentes estratos sociais, que se mostraram divergentes e convergentes nalguns aspectos. Na ocasião, o Sociólogo e Economista, António Domingos considerou ser um gesto louvável e positivo do Presidente para com as famílias angolanas, mas apelando mesmo haver maior fiscalização e responsabilização.
.

“O gesto é bastante louvável e positivo, porque, hoje, muitos grupos sociais (famílias) encontram-se descapitalizadas desde 2014, fruto da crise econômico-financeira. Ora, com esta iniciativa do PR, muitas famílias sentir-se-ão facilitadas quanto a aquisição desses meios didáticos. Agora, é preciso haver maior fiscalização e responsabilização para que as famílias possam mesmo sentir o sabor da iniciativa”. Apelou.

Já os estudantes, Albino Xavier e Suzana Aguiar, ambos de 23 anos de idade e que frequentam a 12ª Classe, ao reagirem aos microfones do JB foram convergentes ao parabenizarem a iniciativa e o gesto do PR, João Lourenço mas, não deixando de lado os seus supostos cepticismos, quanto a aquisição dos mesmos.

” A iniciativa é boa, mas não acreditamos mais neste Executivo. Porque já bons projectos foram divulgados nos anos anteriores mas que, somente, os filhos deles tiveram acesso”.Disseram.

Recordar que, João Lourenço foi orador na Cimeira intitulada “O Futuro de África”, um evento de iniciativa das autoridades de Abu Dhabi, com a finalidade de debater o desenvolvimento do continente africano e que defendeu maior investimentos em novas tecnologias.

Lembrar que, segundo o comunicado, ao acessar o portal SEPE, o usuário encontrará as áreas de Serviço que oferece informações sobre o INAMET, ocorrências policiais, consultas do NIF, livros de reclamações e tantos outros serviços.

Comentários no Facebook
Compartilhe