Amélia da Lomba homenageada na Fundação Arte e Cultura

Compartilhe

A escritora e poetisa Amélia da Lomba, vai ser homenageada na Quarta-feira, dia 25 de Setembro, pelas 18 horas, na sede da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, pelo seu contributo para o desenvolvimento da literatura angolana.

O evento, que se enquandra no âmbito das habituais Noites de Poesia da Fundação, vai ser testemunhado por vários poetas e declamadores que vão recitar os poemas da escritora. Vai contar também com o grupo cultural Jovens da Mulemba, que vai homenagear a autora de Sacrossanto Refúgio, Espigas do Sahel entre outras obras literárias. Durante a homenagem haverá sessão de autógrafos da sua antologia poética.

Noites de Poesia é um projecto da Fundação Arte e Cultura que visa valorizar a literatura Angolana e os seus autores, bem como dar oportunidades à nova geração de escritores que precisam de espaço para mostrar os seus talentos.

 

Sobre Amélia da Lomba

Amélia da Lomba nasceu na província de Cabinda. É poetisa, escritora, compositora, letrista e artista plástica. É detentora de várias obras literárias, como Ânsia (1995), Sacrossanto Refúgio (1996), Espigas do Sahel (2004), Noites Ditas  (2005), Aos Teus pés Quando Baloiça o Vento (2008), entre outras. Participou  em 1998 na antologia de poesia feminina  dos PALOPS,  do crítico literário Espanhol Xose Garcia e ainda na Antologia do Mar na Poesia Africana de Língua Oficial Portuguesa do Século XX. A sua Antologia Poética, que estará no centro da homenagem e conta com ilustrações do artista plástico e escritor Moustafam Assem, foi apresentada no Instituto Camões em Luanda no ano passado.

Contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo por valores básicos a ética, a transparência, o humanismo e o respeito mútuo e a solidariedade.

Comentários no Facebook
Compartilhe