Preço da energia aumenta até 82% a partir desta segunda feira

Compartilhe

Aumenta a partir desta Segunda feira, 15 de Julho, o preço da electricidade em Angola.

O novo tarifário de energia para consumidores de categoria social – clientes com capacidade reduzida em termos de consumo – vai manter-se. Já para os clientes com consumo abaixo de 200 quilowatts o valor irá mais do que dobrar.

O reajuste foi feito igualmente na “categoria doméstica geral”, atualmente designada “categoria doméstica monofásica”, onde se encontram integrados a maioria dos consumidores de eletricidade do país, cujo aumento será de 66%.

Já os clientes de “categoria doméstica especial”, agora designados por “categoria doméstica trifásica” – grupo de maior capacidade e consumo – cujo preço cobrado integra a produção e transporte, também pagarão mais do que o dobro.
Para a categoria indústria, o preço sobre em torno de 82%, enquanto as categorias de comércio e serviços, passam agora a integrar a categoria doméstica trifásica.

Segundo o presidente do conselho de administração do Instituto Regulador dos Serviços de Eletricidade e de Águas (IRSEA), Luís Mourão, citado pela agência noticiosa angolana, Angop, o cliente final pagava em média 6,05 kwanzas (0,01557 euros) o quilowatt e agora vai pagar 12,82 kwanzas (0,03299 euros), um incremento em todas as categorias de 97%.

Comentários no Facebook
Compartilhe