JES esquecido na cerimónia da Batalha do Cuito Cuanavale?

Compartilhe

Comemorou-se neste final de Semana, 23 de Março, o dia da Libertação da África Austral e a ausência de José Eduardo dos Santos foi a que mais chamou atenção.

Numa altura em que se comemora pela primeira vez na historia a Batalha do Cuito Cuanavale como feriado Nacional e em toda África Austral, esperava-se então a presença daquele que na altura foi o Comandate em chefe das Ex FAPLA José Eduardo dos Santos, mas o tal facto não se consumou.

Evento que teve lugar no Cuando Cubango no municipio do Cuito Cuanavale contou as presenças do Presidente angolano João Lourenço e as representações igualmente dos países da Namíbia, Botswana, RDC e a Zâmbia.

A ausência de José Eduardo dos Santos foi o motivo de comentários durante o final de semama e alguns alegam que o Ex Presidente angolano foi convidado, mas este terá demostrado indisponibilidade para seguir com a comitiva presidencial para a terra do Progresso, Cuando Cubango.

Do outro lado, alguns analistas ainda questionaram o porque da pouca citação do nome José Eduardo dos Santos no discurso de João Lourenço uma vez que esta foi uma das peças fundamentais para que as tropas do MPLA conseguissem vencer o mais temível exército da África Austral que vinha da África do Sul, “Exército Búfalo”.

A Batalha do Cuito Cuanavale, Recorde-de que dela originou a independência da Namibia, o derrube do regime do Aparthaid na Africa do Sul e soltura de Nelson Mandela.

Comentários no Facebook
Compartilhe