Denúncia: Botijas falsificadas circulam no mercado

Compartilhe

Algumas botijas com fluidos refrigerantes de origem e qualidade duvidosa estão a ser comercializadas no mercado angolano, alertou ontem (terça-feira), em Luanda, o coordenador da Unidade Nacional de Ozono, António Matias.

Segundo o responsável, entre os elementos de falsificação, destaca-se a testagem de vários recipientes, com rótulo R22 ou Freon 22.

Na sua óptica, após a leitura no aparelho de identificação deu-se a informação que o fluido refrigerante, no interior da mesma, é mistura de R22 com R134, o que demonstrou ser adulterado, porque o fluído refrigerante R22 é puro e não pode ser misturado.

“Existem fluidos refrigerantes que são misturas, explicou a fonte, tais como das séries 400 e 500. Estamos a falar do R404A, R410A, R407C, R507 e outros, mas quando são testados no aparelho de identificação, apresentam a informação dos fluidos refrigerantes que entram na sua composição química e a respectiva percentagem”, sublinhou.

Segundo afirmou, os fluidos refrigerantes R22 e R134a, são puros e ao serem testados devem aparecer em 100 porcento R22 ou R134a e quando aparece após teste como mistura, está falsificado.

Comentários no Facebook
Compartilhe