Covid-19: Governo da Lunda-Norte denuncia comerciantes por falsificação

Compartilhe

Redação: O PRIMEIRO

Jornalista: Olímpia Salucundji

Covid19: Governo da Lunda-Norte denuncia comerciantes por falsificação”

O director do gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, Luís Quitamba, denunciou, nesta quarta-feira, a falsificação de folhas de cálculos por parte dos  comerciantes na Lunda Norte.

De acordo com o responsável, que falava à imprensa  a propósito das acções de fiscalização, a falsificação das folhas de cálculos para justificarem a subida dos preços dos produtos, sobretudo da cesta básica, era feita com objectivo de   ludibriar os fiscais.

Desde a entrada em vigor do Estado de Emergência, 27 de Março, foram encerrados e multadas cerca de 30 estabelecimentos comerciais por especulação de preços, falta de higiene, não uso obrigatório das máscaras e falsificação da folha de cálculo.

Luís Quitamba informou que as multas vão até 300 mil kwanzas e nos casos em que o comerciante insiste em cometer tais irregularidades, as autoridades retiram os alvarás comerciais.

Nas últimas 24 horas, foram incinerados duas toneladas de peixe e frango congelado deterioradas, que estavam a ser comercializados no município do Chitato.

Alertou ainda  que os comerciantes serão responsabilizados criminalmente,  além das multas e do encerramento definitivo dos seus estabelecimentos.

Assegurou que a província não regista ruptura de alimentos, razão pela qual não se justifica a subida de preços nos estabelecimentos comerciais.

Comentários no Facebook
Compartilhe